Atividade1 - Práticas desenvolvidas no Laboratório de Informática


No desenvolvimento da tarefa visitei a Escola Nossa Senhora do Amparo (BM), onde conversei com a funcionária que auxilia nas aulas de laboratório de informática, e pude perceber que o uso do computador é todo voltado para práticas educacionais; os alunos utilizam o computador desde a Educação Infantil 2 até o Ensino Médio.

A prática usada na Educação Infantil 2 é voltada para coordenação motora, aprendizado com cores, utilizando desenhos, softwares educacionais, trabalhando com espaços e tempos, estimulando a criança e tornando assim a atividade mais interessante e chamativa.

A partir do 1º ao 5º ano, as crianças já utilizam jogos educacionais, digitação, utilizam word para aprenderem usar teclado e mouse, desenvolvem pesquisas na internet, baterias de exercícios no próprio site da Escola, iniciam no excel, para educação financeira, com planilhas e gráficos (básicos), sendo que as baterias são mais utilizadas apartir do 3º ao 5º ano. Todas as atividades são feitas dentro do planejamento do professor, ou seja da grade curricular desenvolvida para cada matéria.

O ensino Médio também utiliza o laboratório para atividades educacionais, baterias, já utilizam com mais desenvoltura o que aprenderam nas séries anteriores, fazem apresentação no Power Point, pesquisas on-line, o profº indica o site a ser utilizado na sua matéria e o excel é utilizado na matemática com mais frequência.
O que mais me chamou a atenção foi o fato dos alunos não usarem nenhum tipo de jogo ou software que não seja voltado para educação e também pelo fato de desde cedo aprenderem a fazer pesquisa na internet de modo correto, como por exemplo: quando tem que pesquisar para aula de artes, sobre Tarcila do Amaral ou em geografia, história, sobre a cidade, clima entre outras coisas, eles indicam alguns sites e a criança faz a pesquisa e aprende se divertindo, eles não fazem simplesmente um CTRL +C e CTRL+V , fazem resumo sobre o que aprenderam e falam com suas palavras sobre o assunto.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário