Proposta de Aplicação de Software

HotPotatoes
Tema: Uso excessivo do Computador
Séries atendidas: Ensino Fundamental (2º ao 9º ano) e Ensino Médio
Objetivos: Alertar os alunos sobre os perigos do uso excessivo do computador, os alunos deverão trocar idéias com os colegas sobre o tempo que usam o computador, quais os tipos de atividades desenvolvem. Se já sentiram algum desconforto por ficarem tempo demais na frente de um micro e quais os sintomas.
Desenvolvimento da aula: Utilizando o software HotPotatoes, os alunos disponibilizarão de atividades como: Preencher lacunas, palavras cruzadas, Quiz e vários outros recursos que esse software oferece, utilizando uma linguagem que eles estão mais familiarizados, de uma maneira divertida e interativa, com tempo definidos para conclusão de cada exercício e também com dicas para que possam concluir as atividades, em um ambiente agradável, onde eles vão testar seus conhecimentos em um tema atual e que faz parte do cotidiano.

Kid Pix Deluxe 3
Tema: Soltando a imaginação com o Kid Pix Deluxe 3: “A Escola Ideal”
Séries atendidas: Ensino Fundamental (Todas as séries)
Objetivos: Incentivando os alunos a soltar a imaginação e utilizando a ferramenta Kid Pix Deluxe 3, e retratarem a “escola ideal” na visão deles, estimulando a criação e a capacidade de cada criança. Fazendo com a idéia vire realidade com muito mais nitidez e perfeição.
Desenvolvimento da aula: Através de muita criatividade utilizando figuras, integrando recursos de textos, animações, pintura, promovendo o desenvolvimento de habilidades fundamentais, comunicação e expressão, socialização e cooperação. Os alunos vão retratar o que para eles seria uma “escola ideal”, o que esperam dessa escola, comparando com a escola atual.

Os Caça-Pistas 3ª série
Tema: Uma Aventura na Floresta.
Série atendida: 3ª série do Ensino Fundamental
Objetivos: Através de uma história temática cheia de ação e mistérios, o aluno vai encontrar desafios que o levarão a solucionar problemas, onde vai desenvolver suas habilidades, reforçar os conteúdos de: linguagem, matemática, ciências, geografia e lógica.
Desenvolvimento da aula: Utilizando o software Os Caça-Pistas criando especificamente para alunos da 3º série fundamental, os alunos poderão (ou o professor) poderão escolher a área de conhecimento para ser aplicada, como por exemplo se escolher o de matemática irão se deparar com um poço perigoso que precisa ser cercado, onde o aluno deverá utilizar estratégias diferentes para calcular o perímetro do poço, cercá-lo e evitar acidentes, ou quando os animais precisam ser protegidos os alunos tem que usar palavras corretas, que incluem sinônimos, antônimos, coletivos e analogias diversas. Na atividade de geografia o aluno precisa reconhecer regiões, países, estados, capitais, produção local, características geográficas e pontos turísticos e assim por diante. Ou seja, o software é compatível com várias disciplinas, onde o professor pode optar pela atividade que vai ser trabalhada.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Utilizando objetos de aprendizagem


Objeto de Aprendizagem Escolhido: Língua Solta

Plano de Aula: Trabalhar com substantivos compostos com hífen e a formação do plural das mesmas

Turma Atendida: 8ªsérie (Fundamental)

Conceitos Trabalhados: Classe das palavras, Substantivos Compostos, Hífen, Plural das palavras.
Introdução: A educação vem se modificando a cada dia, e o uso de tecnologias para facilitar de maneira eficaz e mais atrativa para o aprendizado, os alunos não mais com toda a atenção voltada para educação tradicional, portanto cabe ao professor utilizar métodos criativos para uma melhor aprendizagem. Principalmente nas áreas de Português e Matemáticas, que são temidas pelos estudantes, os professores devem trazer para sala de aula situações do dia-a-dia, dessa forma trabalhando com uma linguagem que eles já conheçam fica mais fácil entender o conteúdo aplicado.
Vendo por esse ângulo, essa proposta utilizando o objeto virtual apresentado irá contribuir e facilitar o trabalho professor no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa.

Objetivos: Estimular a percepção dos alunos em relação ao reconhecimento dos substantivos compostos ligados por hífen.
Identificar a classe das palavras que formam esses substantivos, empregando corretamente, nos contextos textual e oral, o plural dos mesmos.
Aplicar os conhecimentos obtidos através da realização das atividades propostas no uso corrente da linguagem.

Pré-Requisito: Para desenvolver essa atividade o aluno deve ter um conhecimento sobre o conteúdo, identificar as classes de palavras que formam os substantivos que se ligam por hífen; conhecer o nome de determinados objetos.
Essa atividade poderia ser utilizada, também, para revisar conteúdos referentes a classes de palavras. E ao mesmo tempo os alunos podem treinar o uso da informática

Tempo previsto para atividade: Pode ser realizado no período de aula, na qual o professor levará os aluno para o laboratório de informática, podendo trabalhar em duplas.

Preparação: O professor deverá ensinar os alunos acessarem o site:
http://rived.mec.gov.br/atividades/portugues/lingua_solta/Lingua_Solta.swf onde contém a atividade a ser trabalhada.

Desenvolvimento da atividade: O professor deve explicar o funcionamento da atividade, porém deixar que os alunos tentem realizar as tarefas seguindo as orientações, e só intervir quando for solicitado. Devem também pedir aos alunos que anotem as dúvidas que surgirem e comentem sobre o que acharam da atividade desenvolvida.

Avaliação: O professor pode avaliar os alunos de acordo com o desenvolvimento dos mesmos durante a atividade, também pode avalia-los na sala de aula a partir das dúvidas, discussões e comentários sobre o que aprenderam durante a atividade, desse jeito aprofundando mais no assunto.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments