Web 2.0

Entenda o que é a Web 2.0
Folha de S.Paulo

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.
Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipédia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas.”


Algumas ferramentas web 2.0 utilizadas na educação:

Blog: Publicação de conteúdos e imagens; Construção coletiva de projetos que envolvam a divulgação de opiniões de grupos ou pessoas; Espaço de discussões e divulgação de textos e imagens.
Um professor de português, pode, por exemplo criar um blogue de apoio à leitura de uma obra integral. Pode pedir, inclusivamente, aos seus alunos que leiam um capítulo e apresentem uma síntese, ou até, quem sabe, pedir para reescrever a história com outro final.
Um professor de matemática pode exemplificar os exercícios, lançar questões para serem respondidas pelos alunos.

Wikis: Construção coletiva de dicionários; Lista de termos ligados a um domínio;
Análise crítica de Wikis já publicados.
Em um trabalho interdisciplinar o professor de história pode solicitar a elaboração de um relato sobre um fato histórico e o professor de português usar este texto para criar links explicar a origem de algumas palavras, seu significado, classificação etc.

Google Docs & Spreadsheets: Permite aos alunos editarem textos, criarem folhas de cálculo e apresentações sem a necessidade de se terem instalados no computador o Word, o Excel ou o Power Point. Na avaliação online, esta ferramenta poderá ser utilizada para que os alunos trabalhem de forma colaborativa, permitindo ou restringindo o acesso da edição dos
documentos por parte dos tutores e alunos do grupo.

Del.icio.us: Compartilhamento de conteúdos; Cooperação entre alunos; Cooperação entre alunos e professores.
Por exemplo, um professor de Inglês pode criar uma conta para a sua turma em que, após a negociação com os alunos, definem-se tags sobre um assunto, por exemplo, cultura inglesa. A partir daí, os alunos poderão visitar esses favoritos e aprender com eles, preparando, por exemplo, uma apresentação para a turma.

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Indicadores da Internet no Brasil

Na seção: IBOPE Nielsen Online,Notícias,Internet - Área: Notícias\Press Releases\2009Data de publicação: 21/08/2009

Internet no Brasil cresceu 10% no mês de julho
Número de usuários ativos chegou a 36,4 milhões no trabalho e em residências; o acesso em todos os ambientes já atinge 64,8 milhões de pessoas.

Esses dados demonstram que cada vez mais os brasileiros estão utilizando a internet, mas dai vem a pergunta: "para que os brasileiros usam a internet?" A maior parte gasta do tempo é no Orkut, ficam horas enviando mensagens, bisbilhotando a vida alheia, muitos nem sabem que possuem e-mails ou até se esquecem deles, digo isso por experiência, pois meus alunos 1º seguimento do ensino fundamental, tem orkut, mas quando pergunto sobre e-mail, pasmem, dizem que não tem..... mas, como ter orkut sem uma conta de e-mail? e não são só eles,os de cursos profissionalizantes também alegam a mesma coisa.

"Com o avanço das comunidades e mensageiros instantâneos, impulsionados pelos jovens, os e-mails se consolidam como uma ferramenta mais formal, com mais afinidade com os adultos", pondera José Calazans, analista do Ibope. "Os jovens utilizam e-mails, até porque para cadastrar-se no Orkut e no MSN é preciso ter uma conta de e-mail, mas o uso maior é mesmo dos mais velhos."

Devemos então, como futuros professores incentivar o uso produtivo da Internet para fins educativos porque é quase tão infinito quanto as ramificações da própria rede e encontra seu limite apenas na nossa imaginação como professores e alunos que queiram tirar proveito dela.

Internet na área rural

Segundo Rogério Santanna dos Santos* - 09 de junho de 2009: A inclusão da área rural no atual estudo, no entanto, revela que a indisponibilidade da rede também é um dos principais obstáculos para a inclusão digital no Brasil.
Os moradores da área rural afirmaram não dispor de Internet em suas casas, apontada por 27% das pessoas ouvidas nessas localidades. Das pessoas que nunca utilizaram a Internet na zona rural, 36% afirmaram não dispor de locais para isso, seja em casa ou mesmo em centros públicos de acesso pago ou gratuito.
Esses dados explicam as razões pelas quais os centros públicos pagos de acesso à Internet têm um papel mais relevante na área rural que na área urbana. Mostra, sobretudo, que os serviços de banda larga não estão adequados às necessidades dos brasileiros, especialmente dos que residem na área rural, seja pelo seu alto custo, seja pela indisponibilidade do serviço.

Segue abaixo os links para quem quiser saber mais sobre os índices de utilização da internet na área urbana e rural, com gráficos explicativos.

Fonte de pesquisa:
http://www.ibope.com.br
http://www.cgi.br./publicacoes/artigos/artigo58.htm
http://www.cetic.br/usuarios/tic/2008-total-brasil/rel-int-01.htm

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