Utilizando objetos de aprendizagem


Objeto de Aprendizagem Escolhido: Língua Solta

Plano de Aula: Trabalhar com substantivos compostos com hífen e a formação do plural das mesmas

Turma Atendida: 8ªsérie (Fundamental)

Conceitos Trabalhados: Classe das palavras, Substantivos Compostos, Hífen, Plural das palavras.
Introdução: A educação vem se modificando a cada dia, e o uso de tecnologias para facilitar de maneira eficaz e mais atrativa para o aprendizado, os alunos não mais com toda a atenção voltada para educação tradicional, portanto cabe ao professor utilizar métodos criativos para uma melhor aprendizagem. Principalmente nas áreas de Português e Matemáticas, que são temidas pelos estudantes, os professores devem trazer para sala de aula situações do dia-a-dia, dessa forma trabalhando com uma linguagem que eles já conheçam fica mais fácil entender o conteúdo aplicado.
Vendo por esse ângulo, essa proposta utilizando o objeto virtual apresentado irá contribuir e facilitar o trabalho professor no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa.

Objetivos: Estimular a percepção dos alunos em relação ao reconhecimento dos substantivos compostos ligados por hífen.
Identificar a classe das palavras que formam esses substantivos, empregando corretamente, nos contextos textual e oral, o plural dos mesmos.
Aplicar os conhecimentos obtidos através da realização das atividades propostas no uso corrente da linguagem.

Pré-Requisito: Para desenvolver essa atividade o aluno deve ter um conhecimento sobre o conteúdo, identificar as classes de palavras que formam os substantivos que se ligam por hífen; conhecer o nome de determinados objetos.
Essa atividade poderia ser utilizada, também, para revisar conteúdos referentes a classes de palavras. E ao mesmo tempo os alunos podem treinar o uso da informática

Tempo previsto para atividade: Pode ser realizado no período de aula, na qual o professor levará os aluno para o laboratório de informática, podendo trabalhar em duplas.

Preparação: O professor deverá ensinar os alunos acessarem o site:
http://rived.mec.gov.br/atividades/portugues/lingua_solta/Lingua_Solta.swf onde contém a atividade a ser trabalhada.

Desenvolvimento da atividade: O professor deve explicar o funcionamento da atividade, porém deixar que os alunos tentem realizar as tarefas seguindo as orientações, e só intervir quando for solicitado. Devem também pedir aos alunos que anotem as dúvidas que surgirem e comentem sobre o que acharam da atividade desenvolvida.

Avaliação: O professor pode avaliar os alunos de acordo com o desenvolvimento dos mesmos durante a atividade, também pode avalia-los na sala de aula a partir das dúvidas, discussões e comentários sobre o que aprenderam durante a atividade, desse jeito aprofundando mais no assunto.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário