Indicadores da Internet no Brasil
Na seção: IBOPE Nielsen Online,Notícias,Internet - Área: Notícias\Press Releases\2009Data de publicação: 21/08/2009
Internet no Brasil cresceu 10% no mês de julho
Número de usuários ativos chegou a 36,4 milhões no trabalho e em residências; o acesso em todos os ambientes já atinge 64,8 milhões de pessoas.
Esses dados demonstram que cada vez mais os brasileiros estão utilizando a internet, mas dai vem a pergunta: "para que os brasileiros usam a internet?" A maior parte gasta do tempo é no Orkut, ficam horas enviando mensagens, bisbilhotando a vida alheia, muitos nem sabem que possuem e-mails ou até se esquecem deles, digo isso por experiência, pois meus alunos 1º seguimento do ensino fundamental, tem orkut, mas quando pergunto sobre e-mail, pasmem, dizem que não tem..... mas, como ter orkut sem uma conta de e-mail? e não são só eles,os de cursos profissionalizantes também alegam a mesma coisa.
"Com o avanço das comunidades e mensageiros instantâneos, impulsionados pelos jovens, os e-mails se consolidam como uma ferramenta mais formal, com mais afinidade com os adultos", pondera José Calazans, analista do Ibope. "Os jovens utilizam e-mails, até porque para cadastrar-se no Orkut e no MSN é preciso ter uma conta de e-mail, mas o uso maior é mesmo dos mais velhos."
Devemos então, como futuros professores incentivar o uso produtivo da Internet para fins educativos porque é quase tão infinito quanto as ramificações da própria rede e encontra seu limite apenas na nossa imaginação como professores e alunos que queiram tirar proveito dela.
Internet na área rural
Segundo Rogério Santanna dos Santos* - 09 de junho de 2009: A inclusão da área rural no atual estudo, no entanto, revela que a indisponibilidade da rede também é um dos principais obstáculos para a inclusão digital no Brasil.
Os moradores da área rural afirmaram não dispor de Internet em suas casas, apontada por 27% das pessoas ouvidas nessas localidades. Das pessoas que nunca utilizaram a Internet na zona rural, 36% afirmaram não dispor de locais para isso, seja em casa ou mesmo em centros públicos de acesso pago ou gratuito.
Esses dados explicam as razões pelas quais os centros públicos pagos de acesso à Internet têm um papel mais relevante na área rural que na área urbana. Mostra, sobretudo, que os serviços de banda larga não estão adequados às necessidades dos brasileiros, especialmente dos que residem na área rural, seja pelo seu alto custo, seja pela indisponibilidade do serviço.
Segue abaixo os links para quem quiser saber mais sobre os índices de utilização da internet na área urbana e rural, com gráficos explicativos.
Fonte de pesquisa:
http://www.ibope.com.br
http://www.cgi.br./publicacoes/artigos/artigo58.htm
http://www.cetic.br/usuarios/tic/2008-total-brasil/rel-int-01.htm
0 comentários:
Postar um comentário