Web 2.0
Entenda o que é a Web 2.0
Folha de S.Paulo
“O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.
Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipédia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas.”
Algumas ferramentas web 2.0 utilizadas na educação:
Blog: Publicação de conteúdos e imagens; Construção coletiva de projetos que envolvam a divulgação de opiniões de grupos ou pessoas; Espaço de discussões e divulgação de textos e imagens.
Um professor de português, pode, por exemplo criar um blogue de apoio à leitura de uma obra integral. Pode pedir, inclusivamente, aos seus alunos que leiam um capítulo e apresentem uma síntese, ou até, quem sabe, pedir para reescrever a história com outro final.
Um professor de matemática pode exemplificar os exercícios, lançar questões para serem respondidas pelos alunos.
Wikis: Construção coletiva de dicionários; Lista de termos ligados a um domínio;
Análise crítica de Wikis já publicados.
Em um trabalho interdisciplinar o professor de história pode solicitar a elaboração de um relato sobre um fato histórico e o professor de português usar este texto para criar links explicar a origem de algumas palavras, seu significado, classificação etc.
Google Docs & Spreadsheets: Permite aos alunos editarem textos, criarem folhas de cálculo e apresentações sem a necessidade de se terem instalados no computador o Word, o Excel ou o Power Point. Na avaliação online, esta ferramenta poderá ser utilizada para que os alunos trabalhem de forma colaborativa, permitindo ou restringindo o acesso da edição dos
documentos por parte dos tutores e alunos do grupo.
Del.icio.us: Compartilhamento de conteúdos; Cooperação entre alunos; Cooperação entre alunos e professores.
Por exemplo, um professor de Inglês pode criar uma conta para a sua turma em que, após a negociação com os alunos, definem-se tags sobre um assunto, por exemplo, cultura inglesa. A partir daí, os alunos poderão visitar esses favoritos e aprender com eles, preparando, por exemplo, uma apresentação para a turma.
1 comentários:
Olá Adriana
Obrigada pela visita ao Bloguinfo.
Espero que volte lá mais vezes!
Já addicionei seu blogue ao Google Reader para acompanhar as atualizações!
Abçs
Sintian
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