Síntese Reflexiva sobre o uso dos Blogs

FUNDAÇÃO CECIERJ – EXTENSÃO
CURSO: FCTEWeb – Módulo 2
CURSISTA: Adriana Coelho Braune
SEMANA: 31/05 – 08/06
TÍTULO DA TAREFA: Tarefa 1– Síntese Reflexiva sobre o uso dos Blos 


Segundo Adelina : O uso das novas tecnologias é de grande valia no processo ensino-aprendizagem. Como as pesquisas e outras ferramentas utilizadas é interessante para alunos e professores,o blog também é mais uma ferramenta valiosa no ambiente escolar. Visto que,atualmente todas as Unidades Escolares já possuem a sua sala informatizada.
 
E uma das vantagens de criar um blog com nossos alunos,é a contribuição que esta ferramenta beneficia para que haja mais interrelação entre os alunos.
Os mesmos descobrem maneiras diferenciadas de se comunicar,podendo expressar com mais facilidade suas idéias,opiniões sem sentir-se tímidos,inibidos na presença dos colegas de sala de aula. Pois,postando a distancia suas opiniões e idéias torna-se capaz de realizar as atividades propostas pelo professor.Com mais esse instrumento,aluno e professor tornam-se participativos,interativos,e assim,colaborando para uma educação de melhor qualidade.
As vantagens de se utilizar blog são as seguintes: apoio a disciplina, os trabalhos ficam gravados em pastas, todos tem acesso, pode-se comentar sobre os conteúdos adicionados, aumenta o interesse dos alunos tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, ensina o uso da linguagem digital e o uso correto da internet, assim como suas vantagens, aproxima alunos e professor, estimula o trabalho em equipe.
Além de trocar idéias com a turma, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos costumam se comunicar por meio de seus blogs pessoais
As desvantagens: Seria que alguns professores ainda não estão totalmente familiarizados com o uso do blog assim como as ferramentas da web 2.0, alémm de que alguns alunos de escolas públicas podem não ter computador em casa, apesar das lans, eles não serem educados de forma correta para utilizar esse recurso.

Conclui-se então que : A própria linguagem dos blogs, que permite a socialização por meio de comentários, faz com que os estudantes se sintam motivados a inovar com mais liberdade que nos meios tradicionais.
O uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, facilitar o dia-a-dia de professores e estudantes que têm no ambiente virtual uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximar os alunos, que podem discutir idéias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo
"Não podemos mais inibir o aluno, que já está tão acostumado com aquela caneta vermelha rabiscando o texto. O interessante do blog é que o estudante se manifeste sem restrições, interagindo com outros alunos e professores", enfatiza o professor Jarbas.


Referências bibliográficas:
Professor "blogueiro" Razões para criar um blog e usá-lo como aliado em sala de aula. Publicado em 03/08/2007 Disponível em: <http://www.universia.com.br/docente/materia.jsp?materia=14193>. Acesso em:05 junho 2010.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário